PORTAL DO DESENVOLVEDOR

Sobre

O Portal de Desenvolvedores da Transparência Brasil tem como objetivo disponibilizar seus dados por meio de APIs, facilitando a criação de aplicações que ajudem os cidadãos brasileiros não só durante as eleições, mas também na fiscalização constante dos políticos eleitos.

O projeto de abertura dos dados da ONG foi realizado e é mantido com tecnologia e suporte da Sensedia, e tem apoio do Google Brasil.


Transparência Brasil

A Transparência Brasil, fundada em 2000, é uma organização independente dedicada a monitorar a integridade das instituições públicas. Seu trabalho é desenvolvido, de um lado, por meio da contribuição ao debate na imprensa e em organismos com a mesma finalidade dos diferentes níveis de governo; e, de outro, pela publicação na Internet de ferramentas de monitoramento de diferentes aspectos do exercício do poder público.

Os principais projetos da entidade são o Às Claras (sobre histórico eleitoral de políticos), o Excelências (acerca do desempenho de integrantes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal) e o Meritíssimos (sobre a produtividade dos ministros do Supremo Tribunal Federal).


Sensedia

A Sensedia é referência em arquitetura de TI aplicando conceitos e fornecendo tecnologia em SOA, APIs, Governança e Enterprise Architecture. Empresas como Bradesco Seguros, Catho, Cielo, Grupo Ultra, Grupo Pão de Açucar e Sem Parar vêm tomando melhores decisões arquiteturais, criando, expondo e gerenciando APIs e Web Services apoiados na tecnologia e expertise da Sensedia.

A tecnologia utilizada neste projeto com a Transparência Brasil é o Sensedia API Suite, que ajuda empresas a:

  • • Divulgar e engajar sua comunidade de desenvolvedores
  • • Gerenciar o acesso às APIs e monitorar detalhadamente o tráfego
  • • Proteger as suas informações e servidores contra ataques e mau uso

Google

A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis. O acesso à informação é especialmente importante durante o período eleitoral. Este projeto busca tornar o processo político mais transparente e apoiar iniciativas que permitam ao eleitor tomar decisões mais informadas. É importante porque accesso à informação é o fundamento de sociedades livres e democráticas: mais informação, mais poder e enfim, mais liberdade para todos.